#ITCLOSET: Coronavírus: como a Covid-19 está impactando a moda

08/04/2020


Desde adiamento de coleções a produção de álcool gel e grandes doações para pesquisa, damos um panorama dos eventos e marcas mais afetados pelo novo vírus.

Tudo começou durante a semana de moda de Milão. O coronavírus começou sua reprodução massiva nos últimos dia da semana de moda italiana, trazendo um outro entendimento do que seria o impacto da Covid-19 no setor. Até então, o vírus -- que começou a se espalhar na China no final de 2019 -- já havia tido um impacto considerável na indústria, com a ausência de compradores chineses em importantes feiras e semanas de moda e lojas e fábricas na China continental fechadas sob as restritas regras de confinamento importas pelo governo



No dia 21 de fevereiro, os primeiros casos de morte na região de Milão foram reportados e imediatamente, os fashionistas adotaram máscaras e até práticas como o "corona kiss". Giorgio Armani foi o único designer da semana a fazer um desfile de "portas fechadas" por conta do vírus -- decisão que foi vista como exagero por alguns. O show continuou (literalmente) com a semana de moda de Paris, sem nenhum cancelamento. A Itália continuou sendo o termômetro: conforme o vírus se alastrava pelo país e medidas drásticas de confinamento e quarentena foram impostas, a indústria passou a rever seu calendário e seus muitos eventos. A seguir, compilamos o impacto do vírus na indústria da moda global:



Os eventos em volta dos desfiles Cruise -- que para o luxo, representam uma importante estratégia de comunicação, além de ser a coleção com maior longevidade em arara e sempre acontecem entre final de maio e início de junho -- começaram a ser gradualmente cancelados. Começou com a Prada, que faria um show no Japão, um dos países afetados logo no início da pandemia.

O vírus agora fez com que muitas casas cancelassem ou adiassem seus shows internacionais em 2021, incluindo Armani, Dior, Gucci, Hermès, Max Mara, Chanel e Versace. Megaeventos como SXSW e Baselworld cancelados.

Conforme os governos proíbem aglomerações e grandes encontros, megaeventos foram adiados ou cancelados para 2020. Esses eventos abrangem praticamente todos os setores, incluindo moda, cinema, design e tecnologia. Entre os cancelados estão o Festival de Música e Artes de Coachella, o Tribeca Film Festival, a feira de joias e relojoaria Baseworld, o Salão do Móvel de Milão.

Nesta semana, foram anunciados os cancelamentos do CFDA Awards, o Oscar da moda americana além do MET Gala, que tradicionalmente acontece na primeira semana de maio. No Brasil, a semana de moda de São Paulo também foi cancelada.



Grandes marcas e influencers estão se reunindo para arrecadar fundos para combater a disseminação global do COVID-19 -- muitos dos quais estão doando dinheiro ou recursos para hospitais e instituições italianas. O país está enfrentando o segundo maior surto de COVID-19 em todo o mundo, com quase 36 mil casos confirmados. A crescente lista de benfeitores inclui os grupos de luxo Kering, que doaram 2 milhões de euros para organizações de saúde italianas, e o conglomerado LVMH, que anunciou que irá produzir higienizador de mãos em todas as suas unidades de fabricação de perfumes e cosméticos para doar às autoridades de saúde francesas. A influenciadora da casa de força Chiara Ferragni e seu marido, Fedez, lançaram um levantamento de fundos do GoFundMe em 9 de março - fazendo uma doação pessoal de 100.000 euros - para arrecadar dinheiro para criar novos leitos hospitalares em áreas de terapia intensiva do hospital de San Raffaele, em Milão. O evento arrecadou mais de 4,2 milhões de euros.



A Bulgari anunciou uma grande doação ao Departamento de Pesquisa do Hospital Lazzaro Spallanzani em Roma, a primeira equipe medica a isolar o vírus em menos de 48 horas, uma conquista fundamental que permitirá aperfeiçoar os diagnósticos, a cura e o desenvolvimento da vacina. Maria Rosaria Capobianchi, Francesca Colavita e Concetta Castilletti são as três mulheres - entre as primeiras da Europa - que tiveram sucesso ao isolar a estrutura do vírus.


Criado por Edhie Colucci - Editor Chefe
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora