#NEWMOOD MULHERES NEGRAS EM FOCO

20/04/2020


Na segunda parte, quero exaltar todo o protagonismo das mulheres negras, tão subestimado e com bilheterias modestas, sinto que as pessoas não entendem a grande importância de ter esse reconhecimento. Mesmo com ótimos filmes não vemos as premiações valorizarem as atrizes.


                                     

Us / Nós (2019)



Não poderia deixar de indicar o filme mais ignorado do Oscar, sim é de terror (se vc é sensível a sangue e cenas fortes segue para o próximo), que não deixa faltar nada, tem a atuação incrível da protagonista Lupita Nyong'o como Adelaide e Red, o elenco super completo com vários duetos próprios, tudo começa com a família de Adelaide sendo "visitada" por si mesma mas por um outro ponto de vista, a imagem é a mesma mas as experiências e reações são completamente diferentes. No desenrolar do filme as personalidades e desejos explícitos são colocados ao limite e Lupita (Adelaide) mostra a sua verdade contrariando qualquer outra personagem do filme. "Us" traz uma alusão a tentativa norte americana de expressar uma bondade, uma caridade irreal que não deu certo pois não tem resultados, a vontade pode ser grande mas ela não se transforma em ação. Pra quem não entendeu bem, tente transformar uma das "gêmeas" como uma personagem lúdica. É um dos filmes que mais me surpreendeu e mais me fez pensar depois, melhores experiências de 2019.



Widows / As Viúvas (2018)



Uma trama se iniciando quatro mulheres recém viúvas descobrindo que seus maridos eram criminosos da pior maneira possível, pagando pelos seus crimes com dívidas herdadas. Viola Davis com mais uma protagonista completa (Veronica) mostra vulnerabilidade, estabilidade e muita força no decorrer das cenas, "Belle" (Cynthia Erico) está incrível e mantém o tom do filme com ninguém, com muitos tons de drama, ação e reviravoltas, além de um pouco de sangue/suspense em alguns momentos, sem perder o foco e no final a cena que aparece no decorrer do filme se mostra uma das mais importantes. O primeiro filme que o casal #GaEdhie assistiu no cinema, não esquecemos nunca porque o filme é realmente muito bom.



Hidden Figures / Estrelas Além do Tempo (2016)


Vocês sabiam que foi uma mulher negra que foi a responsável pelo missão pioneira de levar um astronauta a órbita da Terra e retornar? Essa é a história de Katherine Johnson, interpretada pela maravilhosa Taraji P. Henson, contada com todos os absurdos que ela e várias mulheres passaram para poder mostrar os seus talentos e inteligência a frente de centenas de homens e mulheres brancos que reforçavam o racismo e o machismo esquecendo que o objetivo real. O filme também tem Octavia Spencer como Dorothy Vaughan e Janelle Monae como Mary Jackson, as três tem suas histórias contadas, toda a dificuldade para conseguir o mínimo e esperar sempre a "bondade" de uma pessoa branca para reconhecer os seus feitos, uma vitória contra o racismo que levou o USA a um novo patamar novamente com a participação essencial da população negra. Não tem um ponto ruim nos diálogos ou em toda a trajetória mostrada no filme, eu me apaixonei por essas mulheres.



Precious / Preciosa (2009)



Apresento uma história real sobre abusos em geral, nada nesse filme é leve de verdade, a realidade é cruel e em algum momento precisamos conhecê-la, seja por histórias nossas ou de conhecidos, acho esse filme muito tocante e também mais uma maneira de olharmos para o outro, existem realidade muito distantes da nossa ou não. A protagonista Preciosa ( interpretada por Gabourey Sidibe) é incrivelmente cheia de vida, a trama destaca como ela reage a constantes e diversos abusos, seja ele o abuso sexual do pai, o psicológico e físico da mãe, o quanto as pessoas duvidam dela e que tudo isso faz ela se depreciar e não acreditar em um vida melhor. Não posso descrever muitas coisas do filme porque assistir trará uma impressão muito pessoal para cada um, é um filme de drama de verdade, não tem como negar que é desumano e injusto, tudo que Preciosa viveu, família não é para muitos algo bom, se apegar a si próprio é o que pessoas como ela tem que aprender,  sem ajuda e sem apoio. Esse filme foi uma das minhas primeiras lições de empatia, a força como cada comentário negativo traz um sonho diferente em mente para Preciosa esquecer a sua realidade cruel é algo muito angustiante também, todas as pessoas merecem amor assim que ela souberem disso, nada mais importa.



Moana (2016)



Uma aventura cheia de magia, com a mais interessante e também mais subestimada princesa da Disney. Depois de assistir esse filme fiquei muito contente por ser tão sensível e trazer tantos elementos naturais, tão carregado do sentimento de fraternidade, de que simpatia pode trazer o cuidado e o amor ao próximo. Moana decide salvar a sua ilha, e nessa aventura descobre traços próprios, similaridades e coincidentemente mais sobre si própria, e também apresentando uma outra cultura para nós espectadores, muito espirituosa e rica, nada mais lindo do que as cenas sobre perdão e compreensão, a melhor animação da Disney pra mim.



Não terminamos por aqui, ainda tem umas dicas de série com essa temática para encerrar essa leva com mais protagonismo feminino. E que o cinema nos dê mais e mais oportunidade de conhecer mais histórias com mulheres ditando ou apenas mostrando o que aconteceu com elas. já tem bastante histórias sobre homens né?



@eugabrieldejesus

Criado por Edhie Colucci - Editor Chefe
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora